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By CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

"O pensador é, antes de tudo, dinamite: um aterrorizante explosivo que põe em perigo o mundo inteiro."
Friedrich Nietzsche
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(a5, 162 páginas) - Não terei, aqui, como já não tive no livro “Pérolas de Nietzsche v.1”, a pretensão de elucidar e nem tampouco querer explicar e/ou traduzir Nietzsche, uma vez que, penso que, o mesmo, como também já dito mas que também se faz necessário redizer, por tão complexo e hermético que é, não pode ser traduzido. Penso mais: que, todo aquele que tem a pretensão de explicar e/ou traduzir Nietzsche, corre também o risco de traí-lo.

Meu objetivo, sendo assim, como não poderia deixar de ser, é apenas o de buscar fomentar o diálogo e a problematização acerca de questões que, a meu ver, têm sido mal colocadas e/ou desvirtuadas por parte de muitos ditos filósofos pós-modernos a respeito dos principais axiomas de Nietzsche.

Na unidade I, de forma problematizadora, desenvolveremos proposições relacionadas aos processos de superação humana, defendidos por Nietzsche, atrelados estes a necessidade do resgate da humanidade por meio do pensar filosófico e do exercício das capacidades criativas e/ou artísticas, uma vez que, segundo o mesmo, aí estariam dadas as possibilidades (depois da anunciada, por ele, grande tragédia humana sistematizada na period moderna pela ciência), de redenção e/ou elevação humana.

Nas unidades II e III discorreremos sobre os sentidos da Arte e da Filosofia, como também das suas respectivas funções sociais.

Na unidade IV, sob as formas de versos e/ou prosas, apresentaremos novos trabalhos, novas ideias, epistemologicamente fundamentados – direta ou indiretamente - nos principais axiomas de Nietzsche.

Esperamos que, esse livro, assim como todas as obras do autor, possa contribuir à formação de uma geração não somente mais reflexiva e crítica do seu pace, mas também mais humana. Esperamos também que, por meio dela, possa-se compreender que, querer buscar desenvolver a especulação filosófica e/ou o que-fazer artístico nem de longe são, como há tempos tem sido falsamente pregado pelos cientistas pragmáticos, dedicar-se à aquisição de cultura dita inútil, mas, muito pelo contrário, como diria o próprio Nietzsche:
“Caminhar-se no sentido de querer buscar a superação e/ou elevação humana, não somente no sentido singular, mas também enquanto espécie.”

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